quinta-feira, 26 de abril de 2012

Será que temos uma alimentação saudável?

 


 É bom lembrar que nem tudo o que é bom, faz bem. Tudo o que é em excesso provoca danos, sendo na alimentação estes lemas e frases feitas, uma realidade. Este texto tem como objetivo alertar para os cuidados e conhecimentos básicos a ter na nossa alimentação, aprender a comer de forma saudável e ser responsável pela máquina que é o nosso corpo, vamos também conhecer alguns dos alimentos mais saudáveis e nutritivos. Alguns desses alimentos estão divididos em famílias a que chamamos por exemplo, legumes, frutas, as leguminosas, cereais, frutos secos, carnes e aves e peixes e mariscos.


O objetivo não é apenas comer estes alimentos cozidos, sem molhos, grelhados ou secos. Uma boa e saudável dieta não tem de ser desprovida de sabor, nem o seu palato tem de sofrer por você começar a ter um melhor regime alimentar. O que nos interessa aqui é que se sinta bem e confortável na sua pele e corpo, pois que tem uma boa alimentação dificilmente tem problemas de saúde dai resultantes, a sua pele, os olhos, cabelos e todo o seu corpo ganhará uma nova vitalidade.  

Os líquidos 

Os líquidos são igualmente importantes, sendo que a água é o melhor que poderá ingerir. Esta ajuda na limpeza e remoção de elementos nocivos que se encontrem no seu sistema e até mesmo na pele. Deverá beber um mínimo de 1.5 litro de água por dia, de preferência fora das refeições, evitando os sumos com conservantes e cerveja. Muitos médicos que se tome uma vez por outra, um copo de vinho tinto pois este é benéfico para o sistema cardiovascular.

Passemos a conhecer alguns legumes e as suas propriedade


A abóbora é um legume com um alto valor nutritivo tem várias vitaminas, potássio e fibras. Sendo consumida na quantidade certa, é um óptimo alimento e não tem valor calórico quase nenhum.

A cenoura também é um ótimo alimento, contém muitas das vitaminas de que o nosso corpo precisa.

A beringela é óptima na luta contra o colesterol. Tomar logo pela manhã um copo de água de beringela com limão, ajudará a baixar exponencialmente os seus níveis de colesterol.

As frutas

As frutas também são uma óptima fonte natural de vitaminas que não devem ser esquecidas quando se vai ao supermercado. Aliás, existem frutas inclusive com propriedades curativas. Muitas vezes uma maça, uma toranja ou meio mamão são o suficiente para nos aguentarmos uma manhã de trabalho inteira sem que sintamos fome.

As laranjas são um alimento que frequentemente e usado no nosso dia-a-dia ela também é um rica em vitamina c, que é bom lembrarmos não pode ser usada em grande quantidades.

As bananas, por exemplo, costuma consumir mesmo sem saber quais são seus benefícios, quando na realidade tem fibras que nos ajudam a combater cãibras sendo também muito rica em vitaminas e potássio.

Estes são alguns dos alimentos que devem fazer parte da sua dieta

-Consumindo pelo menos 3 frutas a cada dia
-Consumindo de 3 a 6 vegetais diferentes por dia
-Comendo peixe no lugar da carne, quando tiver de consumir carne tente escolher as carnes brancas, que são as mais magras (carnes vermelhas, duas vezes por mês)
-Consumindo leite, iogurte com pouca gordura
-Comendo creiais integrais no lugar dos que contém farinha branca
-Fazendo refeições com pouco teor calórico, nada de comer fastfood regularmente, aceita-se que se dê a um pequeno presente uma vez por mês, um pequeno doce ou bolo ou um hamburger (natural), mas apenas isso, se possível deixe completamente de lado este tipo de alimentos, e assim por diante. Sempre lembrando em não fazer dietas por sua conta sem consultar um médico ou nutricionista que a ajude a traçar um plano que rapidamente e de forma natural a ajude a obter os resultados pretendidos.

Lembre-se sempre que com uma alimentação mais saudável terá uma vida mais rica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário